Roteiro “Lido Art Deco” tem sua primeira edição especial aos sábados

passeio-art-decoHá seis anos, o “Roteiro Lido Art Deco” faz sucesso entre moradores de Copacabana, estudantes e amantes da história do país. Prédios que marcaram a arquitetura no Brasil entre 1928 e 1945 têm suas curiosidades contadas pelo historiador Milton Teixeira. São 10 joias arquitetônicas redescobertas pelos 48 empresários do Polo Lido+Leme, que engajaram síndicos dos principais prédios da área em um projeto de visita guiada por um profissional especializado, fixado em toda segunda quarta-feira do mês, de 14h às 17h, gratuitamente. Essa data não foi suficiente para atender a demanda dos interessados no Roteiro do com o Prof. Milton Teixeira. Os pedidos para que houvesse uma saída no fim de semana eram muitos. E em setembro, próximo dia 10, os empresários da região atenderão aos pedidos. Mesmo horário, de 14h às 17h, com saídas em frente à churrascaria Carretão do Lido. A diferença é que esta edição terá uma camisa convite com venda limitada para controlar o público e manter a qualidade do passeio.

Locais importantes para a história do Brasil e da Bossa Nova – como o Hotel Copacabana Palace, cenário do filme “Flying down to Rio”, em que Fred Astaire e Ginger Rogers dançaram juntos pela primeira vez – os Becos da Garrafa e do Joga a Chave Meu Amor, nas Ruas Duvivier e Carvalho de Mendonça – são alguns dos pontos visitados. Há ainda o Chopin, na Av. Atlântica, construído entre 1951 e 1957. Projetado por Jacques Pilon, já foi moradia de embaixadores e presidentes. Outros prédios resididos por personalidades, vivas ou não, são mostrados pelo professor, que conta curiosidades desses ilustres moradores. O roteiro é encantador, com histórias leves e divertidas. Quem já foi, garante que passar uma tarde ao lado do Professor Milton é “adquirir conhecimento de forma leve e divertida”, atesta Maria do Carmo, comerciante há 30 anos no bairro e frequentadora  dos passeios.

O prédio mais antigo de Copacabana, datado de 1928, está na Rua Ronald de Carvalho com Av. Atlântica. Na Praça do Lido, há o edifício Labourdette (n° 1880), de 1937, projetado por Robert Prentice, com varandas levemente abauladas e coluna central recuada; e o Embaixador (n° 3940), com projeto de 1935, que chama a atenção por suas curvas aerodinâmicas. “O intuito é destacar as relíquias do Art Deco, que antes passavam despercebidas dentro da paisagem urbana aos olhos de visitantes e moradores do bairro. Agora, aos sábados alcançaremos mais público para o roteiro”, aposta Guilherme Pautasso, Presidente do Polo Lido+Leme.

SERVIÇO:

Quando? Sábado, 10 de setembro.

Local: Praça do Lido, em frente à churrascaria Carretão (Rua Ronald de Carvalho, 55).

Horário: 14h às 17h.

Valor da camisa convite: R$25

Onde comprar: Através de depósito ( Banco Bradesco- ag: 0446/ cc:047807-5) com inscrição pelo site (basta preencher as informações como Nome/Telefone/E-mail) ou até mesmo no dia do evento com o professor Milton Teixeira.

Publicado em Eventos

Últimas Notícias

Associe-se Já

O Polo Lido busca defender os interesses dos negócios e empresas dos seus associados, gerando benefícios, tanto para o comércio local, como também para o embelezamento, manutenção e segurança da área urbana e natural do Lido.

background